RENATA STEIN é artista residente em Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil.
          Mulher, Cisgênero, LGBTQIAPN+
Seu trabalho se debruça na memória de que somos corpo e portanto a arte, seja ela nascendo da escrita, do desenho ou da dança, sempre nasce no território do corpo.
Formada em Teatro Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisou em seu trabalho de conclusão sobre abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas.
 Idealizadora do projeto Vem Mover, que acontece desde 2020. Com o Vem Mover, no formato online, já teve mais de 100 alunes de diferentes estados do Brasil e alguns vivendo em outros países. De forma presencial, além das aulas na sua cidade, Porto Alegre, ministrou aulas em Belo Horizonte e Diamantina, em Minas Gerais.
Bailarina e co-criadora do Coletivo Moebius de dança contemporânea Moebius, dançou “Procedimento 21+1”, “Ìgbà: exercício de contemplação”, “(De)Colagem”, “Ranhuras”, “Pode ser um SPAM” e “Aguaçal”.
Atuou em peças como “Um dia assassinaram minha memória”, “Não conte a ninguém”, “A partícula de Deus”, “Baila Melancia”, “Remontagem: o nosso amor a gente inventa”, e “O enigma das Caixas”. No cinema esteve no curta-metragem “Kassandra”, no seriado “Proibido para Maiores”, no curta-metragem "Noite Macabra", na série “Via Pública” e na série “Filhos da liberdade".
Produtora na peça “Terra sem Mapa” com Mirna Spritzer e Sergio Lulkin e assistente de produção em “Rinha” e “Artifícios da Virtuose Dissidente”.
Realizou os projetos gráficos: “Os caminhos e os portais do sangue - arte intuitiva com sangue menstrual”, “Garatujas” e “Postais - Poéticas dançadas”. Suas últimas exposições foram em bares de Porto Alegre: “Corpo: território de conexões” no Zero Bar e “É sempre sobre corpo” no Estreito da Chosen.

Também atua, através da criação de artes, na área de divulgação de projetos artísticos, como espetáculos de teatro e dança, no instagram. 
Back to Top